terça-feira, 22 de novembro de 2011

INTEGRANDO ESCOLAS

Do dia 21 de outubro deste ano recebemos em nossa escola (Escola de Educação Básica São Tarcísio) os alunos, estagiários da UDESC e professores da 2ª. e da 7ª. séries da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, de Florianópolis. Os alunos da nossa escola que participaram dessa interação foram os da 1ª., 2ª. e 7ª. séries.

Eu e minha companheira Maíra (professora e bióloga) realizamos algumas atividades preparatórias para este evento:

- Confecção de um crachá;



- O que deve usar (roupa e calçado confortável, boné, protetor solar);

- O que deve levar (lanche, água, laptop). Pode também levar máquina fotográfica e celular;

- O que pode e o que não pode fazer na trilha;

- Sondagem: Escrever e desenhar como imagina que as crianças que vêm nos visitar vivem;

- Bilhete avisando aos pais.

No dia visita, a agenda foi a seguinte:

Leitura da tarefa: Cada aluno leu ou falou como imaginava que os nossos pequeninos visitantes vivem em Florianópolis. A Maíra foi anotando no quadro e na hora do almoço a professora Cláudia, da 2ª. série da Vitor Miguel, leu as anotações e falou rapidamente como era a vida de seus alunos.



Brincadeira - Embolar: Dirigimos-nos à quadra da escola, pois, o espaço da sala era pequeno para as duas turmas. A brincadeira embolar funciona assim: Todos, de mãos dadas, formam um círculo. Cada um deve gravar quem está à sua direita e à sua esquerda. Soltam-se as mãos e todos caminham aleatoriamente, sem se afastarem. Ao sinal dado, cada um deve dar a mão direita e a esquerda para a pessoa que havia dado antes, no círculo. Sem soltarem as mãos, aos poucos o círculo do início da brincadeira vai sendo refeito. A brincadeira, com as duas turmas juntas, foi bem legal.







Educação Física: Esta aula teve um tempo reduzido, pois, o recreio foi mais cedo para estas turmas.

Recreio: Lanche da escola.

Chegada dos Visitantes: Os nossos alunos já estavam ansiosos esperando por eles.


Visita à Tafona de Antônio Hawerroth: O trajeto foi, uma parte de ônibus e outra a pé. Eu e os professores e biólogos Osni e Maíra acompanhamos o grupo. Tafona é uma máquina na qual é colocado o milho em grãos, que é transformado em farinha, ingrediente indispensável na receita do pão de milho, uma das festas de nosso município “Festa do Pão de Milho”. Esta tafona é composta, entre outras coisas, por duas pedras, que, segundo a Sra. Celita, esposa do Sr. Antônio, foram trazidas da Alemanha. Esta tafona, antigamente, era dos avós e pais do Sr. Antônio, estava instalada em outro local e era movida a água. Atualmente, ele a instalou perto de sua casa e é movida a energia elétrica.

O Sr. Antônio é avô de uma aluna da 1ª. série, portanto, as crianças se sentiram “em casa”. Quando eu vi, já estavam comendo uma fatia de pão de milho com melado e queijinho ou queijinho e açúcar.

Além de observar o funcionamento de uma tafona e comer pão de milho, as crianças também puderam observar cachorros, pata com patinhos...
















Apresentação da Praça de Nossa Cidade: Mostramos a praça, o porque de seu nome e as construções no seu entorno ( igrejas, salão de festas, hospital, prefeitura, banco). Lá recebi de presente da professora Cláudia os desenhos feitos por seus alunos sobre: Como eles imaginavam ser são Bonifácio. Também recebi materiais para utilizar na horta e material de pesquisa sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, assunto que estamos estudando no momento.



Almoço na Escola: Todos almoçamos na escola.



Apresentação da Escola Visitante: Os professores da Vitor Miguel falaram rapidamente como é a escola deles e como estão trabalhando. Esta atividade foi feita em dois grupos: 1ª. e 2ª.s séries, um grupo; 7ª.s séries, outro grupo.

Visita à Trilha: Saímos de ônibus em direção ao Rio Bloemer, localidade onde fica a Trilha do Cedro. A trilha recebeu este nome devido a uma árvore, cedro, típica de nossa região e que tem na trilha. Fomos uma parte de ônibus e outra a pé. Na entrada da trilha o professor Osni improvisou uma corda para as pessoas se segurarem enquanto atravessam um riacho caminhando sobre pedras e, no percurso da trilha uma escada, para facilitar a subida em uma pedra.

Com ou sem ajuda, todos conseguiram vencer seu limites e se encantar com a bela cachoeira no final do percurso. Depois de apreciar as maravilhas da natureza e saborear o lanche, todos voltamos. As crianças puderam brincar de bola, rolar no pasto, conversar. Fomos convidados pelos professores da Vitor Miguel para visitar a escola deles.













A Volta para a Escola: Depois de toda esta integração, o pessoal da Vitor Miguel voltou de ônibus para Florianópolis e nós voltamos caminhando para a escola.



Tarefa: “Escrever e desenhar sobre o dia de hoje”.