terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROJETO: Fotografia – Uma Forma de Registro, Comunicação e Expressão



1. Identificação
Nome das professoras: Marcia Szerszen de Souza e Verena Maria Buss
Nome da Escola: E.E.B. São Tarcísio

Local (cidade/estado): São Bonifácio – SC
Série: 1ª Série do Ensino Fundamental

Número de alunos: 15


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Tanto nós professoras, como os alunos, gostamos de fotografar. É só aparecer uma situação inusitada, diferente, que já estamos lá, clicando. Ou então, os alunos pedem: “bate uma foto de nós?”. Este acervo fotográfico está sendo utilizado para ilustrar nossas atividades registradas nos blogs e também fará parte de um DVD que será entregue aos alunos no final do ano letivo. Dentre as atividades que irão no DVD, destacamos o trabalho que foi realizado para homenagear às Mães: cada aluno trouxe uma foto com sua mãe. Estas fotos foram utilizadas para montar um power point que foi apresentado às mães, no dia da homenagem da escola enquanto os alunos cantavam uma música. Ainda podemos destacar o vídeo e as fotos feitas para o Projeto da Copa do Mundo 2010 e também o vídeo e as fotos sobre o Desfile da Festa do Pão de Milho, onde os alunos estudaram sobre os primeiros habitantes de nossa cidade e abrilhantaram o desfile, caracterizados de índios.

3. Justificativa
Parando um pouco para pensar: Será que é só como registro que serve a fotografia? Será que as máquinas fotográficas foram sempre iguais? O que podemos fotografar? (pessoas, objetos, paisagens, sentimentos, expressões).
Através da fotografia pode-se transmitir algo?
Ela pode expressar sentimentos?
Podemos sair clicando de qualquer jeito, sem um objetivo, sem saber o que queremos?
Que tal explorar um pouco mais este “universo” tão vasto e tão rico que é a fotografia?



4. Objetivo (s)
- Utilizar a fotografia como suporte no processo de auto conhecimento do próprio espaço onde está inserido;
- Aumentar a expressão, a auto-estima, identificando diferentes contextos;
- Identificar as características físicas e psicológicas do aluno;
- Usar o desenho como forma de expressão;
- Identificar a mensagem contida em fotos de revistas, folhetos, internet;
- Desenvolver a linguagem escrita pela aquisição de habilidades de compreensão e produção escrita;
- Integração e cooperação entre os alunos;
- Ampliação dos horizontes por meio do contato com características de cada produção fotográfica; - Ampliação do vocabulário;
- Desenvolver a expressão oral, a imaginação, a criatividade, a curiosidade, a concentração, o raciocínio, a percepção, a espontaneidade e a consciência corporal, temporal e espacial;
- Proporcionar a inclusão digital pelo processo fotográfico, como as câmeras digitais e analógicas, data show e programas utilizados para montagem do projeto;
- Produzir um banco de imagens – memória – com base no que foi realizado durante todo o processo.

5. Conteúdos
Língua Portuguesa: Gênero textual (fotografia)
Matemática: Noções de geometria
História: Comparação entre a fotografia antigamente e nos tempos atuais
Geografia: Localização (tempo, espaço)
Ciências: Forma do corpo humano
Artes: Cores, formas, poses, gestos.

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Temas Transversais (Ética e Cidadania).

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1ª atividade - autorretrato: Levamos os alunos para um ambiente ao ar livre, onde cada um fez uma pose e foi fotografado. Estas fotos foram impressas coloridas e coladas em uma folha dividida em quatro partes, contendo cada pedaço: a foto, características físicas, características psicológicas e desenho. Com nossa ajuda os alunos se descreveram e após, observando sua foto, se desenharam.


2ª atividade: Cada aluno trouxe de casa uma foto com um significado para ele. Em círculo, exploramos as fotos através de intervenções das professoras sobre: cores, personagens, significados, tempo. Montamos um painel na sala com as mesmas e após cada aluno escreveu uma frase sobre sua foto.
Observação: Os alunos demonstraram grande apreço pelas fotos que trouxeram e certo receio de serem extraviadas no painel. Por isso, cada foto foi copiada e substituída pela cópia no painel.

3ª atividade: Trouxemos para a sala várias fotos de revistas, jornais, folhetos, internet. Os alunos escolheram uma ou duas fotos e identificaram a “mensagem” contida nela, o que a foto transmite. O que podemos sentir observando-a, ela nos lembra alguma coisa? (enquanto a criança ia falando, uma de nós foi registrando sua fala). Após foi feito um painel.

4ª atividade: Exposição e exploração de máquinas fotográficas trazidas por vários professores da escola e materiais fotográficos. (Explicamos neste momento que antigamente a máquina fotográfica era um objeto raro, caro e de grande valia. Os fotógrafos é que iam na casa das pessoas e que era colocado capim nos pés das crianças para não aparecer que estavam descalço, entre outras curiosidades.)

5ª atividade/Fotografando com Máquina Analógica: Foi colocado um filme de 12 poses em uma máquina fotográfica analógica. Cada aluno teve a oportunidade de bater uma foto e só ver como ela ficou, após ser revelada.



6ª atividade/Pesquisa, recorte, colagem e escrita: Esta atividade é parecida com a terceira. A diferença é que o aluno é quem procurou a foto na revista, recortou-a, colou-a em uma folha A4. Depois, com a nossa ajuda (escrevendo no quadro) ele escreveu (na folha) o que a foto representava, significava. Teve um aluno que completou a cena, desenhando o que, a seu ver, estava faltando. Foi muito interessante.



7ª atividade/Brincando com a fotografia: Para esta atividade, foi dado como tarefa aos alunos: “Trazer objetos que possam fazer parte (ilustrar) uma foto”. Após os alunos serem distribuídos em duplas ou um trios foram fotografados imitando um sentimento, uma atitude, algo que queriam transmitir. Aqui vale lembrar que foto não é vídeo, uma única pose pode dizer, transmitir muitas coisas e dar margens a várias interpretações.
Estas fotos foram colocadas no data show para que os colegas descobrissem o que aqueles alunos quiseram transmitir através de sua foto.
Observações: - Teve criança que não cumpriu a tarefa, porque nem ela, nem os pais souberam o significado da palavra objeto. Houve falta de comunicação.
- Na hora das poses, teve foto que foi interpretada de forma totalmente diferente porque houve uma sobreposição de cores ( pente amarelo com avental quase do mesmo tom, tinta azul sobre casaco azul).


8ª atividade/Fotografando com Máquina Digital: Cada aluno teve a oportunidade de bater uma foto: de um lugar, uma paisagem, de pessoas, de animais, o que quisesse. Foram batidas várias poses, para que o aluno pudesse escolher a que ficou melhor. Esta foi impressa e este fez a legenda da mesma: o que é, o local, porque resolveu bater esta foto.



8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, jornais, revistas, painéis, fotografias, câmeras fotográficas, materiais diversos de fotografia (folha para impressão, filmes fotográficos, etc.), data show.

9. Registro do processo

Foi bem legal trabalhar o tema Fotografia com os alunos da 1ª. Série do Ensino Fundamental. Eles são curiosos e desenvolveram as atividades propostas (fotografar, ser fotografado, descrever fotos, interpretar figuras, manusear materiais fotográficos antigos e modernos) com empenho.
É gratificante observar o envolvimento destes alunos pelo trabalho que está sendo realizado. Como por exemplo, destacamos a atividade que fizemos de observação, diálogo e exposição de máquinas fotográficas digitais e analógicas e uma das alunas trouxe a máquina que a avó tirava fotos de sua mãe quando pequena.
Pode-se perceber que alguns alunos possuem mais habilidade na escrita, outros no desenho, outros na desenvoltura, na criação de poses e cenas.
O oferecimento aos alunos de diferentes atividades, possibilita a cada um, descobrir o que gosta e o que sabe fazer, além de exercitar aquilo em que tem mais dificuldade, para que possa se superar e aprender sempre.
Fotografar é um modo de comunicar, recordar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica, além de ser mais forte, não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferente são as interpretações de cada um. A fotografia deve ser vista, como meio de expressão e experimentação na comunicação social que pode contribuir para a tomada de consciência.
Através da linguagem fotográfica estamos buscando desenvolver a escrita e a linguagem dos alunos da 1ª série do ensino fundamental, propiciando novas formas de abordagens para o aprendizado, envolvendo a tecnologia no ambiente escolar. O trabalho envolve pesquisas da história da fotografia, técnicas utilizadas para se obter uma boa qualidade fotográfica, linguagem escrita e visual, como exemplo de alguns recursos pedagógicos.


10. Avaliação e Resultados esperados
Oportunizar desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os cada vez mais da leitura da imagem e da escrita. Diversificar a metodologia de trabalho em sala de aula devido à diversidade de textos que serão produzidos pelos alunos, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Ao final, que nossos alunos sejam capazes de fazer a leitura autônoma e compreensiva de imagens.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog da escola, blog das professoras, painéis, exposição de câmeras fotográficas, DVD e livro produzido pelos alunos que irão para casa.
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
1) Revistas: Contigo, Caras, Fotografia.
2)Portal do Professor


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Copa do Mundo - Um mundo de curiosidades e atividades



segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Coisas"


Coisas Chatas:


- Tênis que come meia

- Amarrar cadarço

- Levar bronca

- Cair de bicicleta

- Ficar gordo(a)

- Sentir dor

- Ir ao dentista

- Enjoar

- Ficar com fome

- Ficar de castigo

- Gato miando

- Não poder sair

- Acabar o pirulito

- Ficar doente

- Cachorro coando

- Ficar com dor de dente

- Brigar com os outros

- Deixar as coisas para a última hora

- Usar sapato apertado

- Tomar injeção

- Ir à festa de gente grande

- Sair da cama

- Calçado que machuca o pé

- Bater nos outros

- Jogar cobertor no chão

- Meias perdidas

- Sapato desamarrado

- Pisar em cocô de gato

- Comer manga estragada

- Picada de abelha...


Coisas Boas:


- Andar de bicicleta grande

- Dormir

- Fim de semana

- Comer cachorro-quente

- Brincar no parquinho

- Fazer e brincar de peteca

- Ir para a Festa Junina

- Chupar bala

- Olhar para o céu

- Contar estrelas

- Ir à casa da avó

- Comer

- Brincar

- Ter amigos

- TV no quarto

- Comer brigadeiro

- Passear

- Virar estrela

- Brincar com o cachorro

- Ter um gato

- Assistir TV

- Morar perto da família e dos amigos

- Ter uma festa de aniversário

- Gostar da mãe e do pai

- Gostar da professora

- Ir ao Shopping

- Tomar banho de piscina

- Comer arroz e feijão

- Ter e ler gibizinhos da Mônica

- Brincar com o gatinho

- Ter amigos

- Livro

- Fazer e pintar desenhos

- Presente de Papai Noel

- Ir à festa de aniversário

- Comer bolo de chocolate

- Escrever

- Ganhar coisas novas

- Comer chips assistindo filme

- Comer chocolate

- Chupar pirulito

- Estudar

- Ler

- Pegar o cachorro no colo

- Brincar no parque

- Comer batata palha

- Comer salgadinho

- Fazer textos

- Ir para a escola

- Passear lá em Florianópolis

- Ir à casa da madrinha

- Escrever no quadro

- Brincar com a família

- Brincar com os colegas

- Dançar na Festa Junina

- Comer maçã

- Fazer bolhas de sabão

- Ver jogo do Brasil

- Ver os gatinhos mamando

- Comer batata frita

- Comer bolo de cenoura...


Texto escrito pelos alunos da 2ª. série, inspirados no texto “Coisas”, do livro Roda de Letrinhas, Escrito por Nye Ribeiro e ilustrado por Elma, da Editora Roda & Cia.



A Casinha Encantada




Num lugar muito distante, havia uma floresta cheia de bromélias, orquídeas, animais, rios, cachoeiras e cavernas misteriosas. Essa floresta era visitada por muitos turistas.
Um dia, um turista avistou uma colorida e encantadora casinha. Ela era de dois andares. O turista resolveu bater na porta.
Quando a porta se abriu, apareceram sete lindas meninas. O turista falou:
 Olá! Quem são vocês?
Uma delas respondeu:
 Nós somos as fadas: Gabrieli, Natália, Taíssa, Ana Luiza, Isadora, Sophia e Janaina.
Nisso a fada Isadora perguntou:
 E você, de onde vem? E como é seu nome?
 Eu venho da cidade grande, que é Floripa. E meu nome é Ariel.
 O que você veio fazer por aqui?
 Vim ver animais e flores e acabei me deparando com esta bela casinha.
 Você quer tomar um café conosco?
 Será um prazer!
Ariel entrou e tomou um delicioso café e comeu saborosos docinhos. Depois perguntou:
 Vocês moram sozinhas aqui?
A fada Sophia respondeu:
 Não. Aqui também moram nove duendes: Gean, Cristofer, Marcos, Flávio, Thiago, Antoni, Mateus, João Pedro e João Felipe. Todos por aqui falam que nossa casinha é encantada.
 E onde eles estão?
 Estão plantando árvores e flores numa região que foi devastada. À noite eles voltam para casa.
Quando os duendes chegaram, viram algo diferente. João Pedro perguntou:
 Quem está aí?



A fada Taíssa respondeu:
 É o Ariel. Ele é turista e adora plantas e animais.
A fada Janaina perguntou:
 Você não quer ficar uns dias por aqui e ajudar os duendes na reposição das árvores?
 Quero sim, pois estou de férias.
Ariel trabalhou vários dias ajudando os duendes e se tornaram grandes amigos.
No final das férias o turista Ariel teve que voltar para sua casa em Floripa. Ele prometeu voltar nas férias do ano seguinte e trazer sua família.


Autores: Alunos da 1ª. série e professora Verena 16/06/2010
Como Fazer Petecas

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1º. Modelo

Material Necessário:


1 sabugo de milho

5 ou 6 penas


Como Fazer:


Cortar o sabugo (com a ajuda de um adulto) e usar a parte de baixo, medindo 6 centímetros.

Segurar o sabugo, com a parte cortada para cima, e colocar as penas no centro.


Como Brincar:


- Segurar a peteca com uma mão e bater com a palma da outra mão embaixo da peteca, jogando-a para cima.

- Atirar a peteca para frente ou para cima.


(Sugestão da aluna Isadora Mayer Abreu, da 1ª. série do Ensino Fundamental)

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2º. Modelo

Material Necessário:


1 punhado de cera de abelhas

5 ou 6 penas

1 palha de milho

Como Fazer:


Derreta um pouco a cera até que você possa modelá-la com as mãos.

Coloque as penas na cera e vá modelando a peteca para que fique achatada embaixo e mais arredondada perto das penas.

Amarre uma palha de milho ao redor da cera.


Como Brincar:


Segure a peteca com uma mão e bata embaixo dela com a palma da outra mão. Pode-se brincar com a peteca sozinho ou com os amigos, onde um joga e outro rebate.

(Sugestão do aluno Gabriel Kock, da 2ª. série do Ensino Fundamental)