terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROJETO: Fotografia – Uma Forma de Registro, Comunicação e Expressão



1. Identificação
Nome das professoras: Marcia Szerszen de Souza e Verena Maria Buss
Nome da Escola: E.E.B. São Tarcísio

Local (cidade/estado): São Bonifácio – SC
Série: 1ª Série do Ensino Fundamental

Número de alunos: 15


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Tanto nós professoras, como os alunos, gostamos de fotografar. É só aparecer uma situação inusitada, diferente, que já estamos lá, clicando. Ou então, os alunos pedem: “bate uma foto de nós?”. Este acervo fotográfico está sendo utilizado para ilustrar nossas atividades registradas nos blogs e também fará parte de um DVD que será entregue aos alunos no final do ano letivo. Dentre as atividades que irão no DVD, destacamos o trabalho que foi realizado para homenagear às Mães: cada aluno trouxe uma foto com sua mãe. Estas fotos foram utilizadas para montar um power point que foi apresentado às mães, no dia da homenagem da escola enquanto os alunos cantavam uma música. Ainda podemos destacar o vídeo e as fotos feitas para o Projeto da Copa do Mundo 2010 e também o vídeo e as fotos sobre o Desfile da Festa do Pão de Milho, onde os alunos estudaram sobre os primeiros habitantes de nossa cidade e abrilhantaram o desfile, caracterizados de índios.

3. Justificativa
Parando um pouco para pensar: Será que é só como registro que serve a fotografia? Será que as máquinas fotográficas foram sempre iguais? O que podemos fotografar? (pessoas, objetos, paisagens, sentimentos, expressões).
Através da fotografia pode-se transmitir algo?
Ela pode expressar sentimentos?
Podemos sair clicando de qualquer jeito, sem um objetivo, sem saber o que queremos?
Que tal explorar um pouco mais este “universo” tão vasto e tão rico que é a fotografia?



4. Objetivo (s)
- Utilizar a fotografia como suporte no processo de auto conhecimento do próprio espaço onde está inserido;
- Aumentar a expressão, a auto-estima, identificando diferentes contextos;
- Identificar as características físicas e psicológicas do aluno;
- Usar o desenho como forma de expressão;
- Identificar a mensagem contida em fotos de revistas, folhetos, internet;
- Desenvolver a linguagem escrita pela aquisição de habilidades de compreensão e produção escrita;
- Integração e cooperação entre os alunos;
- Ampliação dos horizontes por meio do contato com características de cada produção fotográfica; - Ampliação do vocabulário;
- Desenvolver a expressão oral, a imaginação, a criatividade, a curiosidade, a concentração, o raciocínio, a percepção, a espontaneidade e a consciência corporal, temporal e espacial;
- Proporcionar a inclusão digital pelo processo fotográfico, como as câmeras digitais e analógicas, data show e programas utilizados para montagem do projeto;
- Produzir um banco de imagens – memória – com base no que foi realizado durante todo o processo.

5. Conteúdos
Língua Portuguesa: Gênero textual (fotografia)
Matemática: Noções de geometria
História: Comparação entre a fotografia antigamente e nos tempos atuais
Geografia: Localização (tempo, espaço)
Ciências: Forma do corpo humano
Artes: Cores, formas, poses, gestos.

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Temas Transversais (Ética e Cidadania).

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1ª atividade - autorretrato: Levamos os alunos para um ambiente ao ar livre, onde cada um fez uma pose e foi fotografado. Estas fotos foram impressas coloridas e coladas em uma folha dividida em quatro partes, contendo cada pedaço: a foto, características físicas, características psicológicas e desenho. Com nossa ajuda os alunos se descreveram e após, observando sua foto, se desenharam.


2ª atividade: Cada aluno trouxe de casa uma foto com um significado para ele. Em círculo, exploramos as fotos através de intervenções das professoras sobre: cores, personagens, significados, tempo. Montamos um painel na sala com as mesmas e após cada aluno escreveu uma frase sobre sua foto.
Observação: Os alunos demonstraram grande apreço pelas fotos que trouxeram e certo receio de serem extraviadas no painel. Por isso, cada foto foi copiada e substituída pela cópia no painel.

3ª atividade: Trouxemos para a sala várias fotos de revistas, jornais, folhetos, internet. Os alunos escolheram uma ou duas fotos e identificaram a “mensagem” contida nela, o que a foto transmite. O que podemos sentir observando-a, ela nos lembra alguma coisa? (enquanto a criança ia falando, uma de nós foi registrando sua fala). Após foi feito um painel.

4ª atividade: Exposição e exploração de máquinas fotográficas trazidas por vários professores da escola e materiais fotográficos. (Explicamos neste momento que antigamente a máquina fotográfica era um objeto raro, caro e de grande valia. Os fotógrafos é que iam na casa das pessoas e que era colocado capim nos pés das crianças para não aparecer que estavam descalço, entre outras curiosidades.)

5ª atividade/Fotografando com Máquina Analógica: Foi colocado um filme de 12 poses em uma máquina fotográfica analógica. Cada aluno teve a oportunidade de bater uma foto e só ver como ela ficou, após ser revelada.



6ª atividade/Pesquisa, recorte, colagem e escrita: Esta atividade é parecida com a terceira. A diferença é que o aluno é quem procurou a foto na revista, recortou-a, colou-a em uma folha A4. Depois, com a nossa ajuda (escrevendo no quadro) ele escreveu (na folha) o que a foto representava, significava. Teve um aluno que completou a cena, desenhando o que, a seu ver, estava faltando. Foi muito interessante.



7ª atividade/Brincando com a fotografia: Para esta atividade, foi dado como tarefa aos alunos: “Trazer objetos que possam fazer parte (ilustrar) uma foto”. Após os alunos serem distribuídos em duplas ou um trios foram fotografados imitando um sentimento, uma atitude, algo que queriam transmitir. Aqui vale lembrar que foto não é vídeo, uma única pose pode dizer, transmitir muitas coisas e dar margens a várias interpretações.
Estas fotos foram colocadas no data show para que os colegas descobrissem o que aqueles alunos quiseram transmitir através de sua foto.
Observações: - Teve criança que não cumpriu a tarefa, porque nem ela, nem os pais souberam o significado da palavra objeto. Houve falta de comunicação.
- Na hora das poses, teve foto que foi interpretada de forma totalmente diferente porque houve uma sobreposição de cores ( pente amarelo com avental quase do mesmo tom, tinta azul sobre casaco azul).


8ª atividade/Fotografando com Máquina Digital: Cada aluno teve a oportunidade de bater uma foto: de um lugar, uma paisagem, de pessoas, de animais, o que quisesse. Foram batidas várias poses, para que o aluno pudesse escolher a que ficou melhor. Esta foi impressa e este fez a legenda da mesma: o que é, o local, porque resolveu bater esta foto.



8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, jornais, revistas, painéis, fotografias, câmeras fotográficas, materiais diversos de fotografia (folha para impressão, filmes fotográficos, etc.), data show.

9. Registro do processo

Foi bem legal trabalhar o tema Fotografia com os alunos da 1ª. Série do Ensino Fundamental. Eles são curiosos e desenvolveram as atividades propostas (fotografar, ser fotografado, descrever fotos, interpretar figuras, manusear materiais fotográficos antigos e modernos) com empenho.
É gratificante observar o envolvimento destes alunos pelo trabalho que está sendo realizado. Como por exemplo, destacamos a atividade que fizemos de observação, diálogo e exposição de máquinas fotográficas digitais e analógicas e uma das alunas trouxe a máquina que a avó tirava fotos de sua mãe quando pequena.
Pode-se perceber que alguns alunos possuem mais habilidade na escrita, outros no desenho, outros na desenvoltura, na criação de poses e cenas.
O oferecimento aos alunos de diferentes atividades, possibilita a cada um, descobrir o que gosta e o que sabe fazer, além de exercitar aquilo em que tem mais dificuldade, para que possa se superar e aprender sempre.
Fotografar é um modo de comunicar, recordar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica, além de ser mais forte, não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferente são as interpretações de cada um. A fotografia deve ser vista, como meio de expressão e experimentação na comunicação social que pode contribuir para a tomada de consciência.
Através da linguagem fotográfica estamos buscando desenvolver a escrita e a linguagem dos alunos da 1ª série do ensino fundamental, propiciando novas formas de abordagens para o aprendizado, envolvendo a tecnologia no ambiente escolar. O trabalho envolve pesquisas da história da fotografia, técnicas utilizadas para se obter uma boa qualidade fotográfica, linguagem escrita e visual, como exemplo de alguns recursos pedagógicos.


10. Avaliação e Resultados esperados
Oportunizar desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os cada vez mais da leitura da imagem e da escrita. Diversificar a metodologia de trabalho em sala de aula devido à diversidade de textos que serão produzidos pelos alunos, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Ao final, que nossos alunos sejam capazes de fazer a leitura autônoma e compreensiva de imagens.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog da escola, blog das professoras, painéis, exposição de câmeras fotográficas, DVD e livro produzido pelos alunos que irão para casa.
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
1) Revistas: Contigo, Caras, Fotografia.
2)Portal do Professor


2 comentários:

  1. Parabéns meninas e todos que participaram deste lindo Projeto.
    Vocês são muito dedicadas e estudiosas.
    Estou muito orgulhosa deste belo trabalho.
    Sucesso queridas!
    beijo
    Gislaine (Tutora)

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  2. Uma atividade de aprendizagem significativa. Além da fotografia esta atividade demonstrou o desenvolvimento qualitativo em outras áreas de cognição como escrita, cálculo, apropriação de conceitos de ciência? Deu para perceber se o uso da fotografia como meio qualificou o processo de aprendizagem? Parabéns pela iniciativa.

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