quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comemorando, Passeando

e Aprendendo

Definição do tema: Todos os anos nossa escola se organiza para comemorar a Semana da Criança. Para este ano de 2010, a programação foi a seguinte:

* Dia 13 de outubro:

- Visita ao Zoológico da SANTUR, em Balneário

Camboriú.

- Almoço na Universidade

Federal de Santa Catarina.

- Visita ao Projeto TAMAR, em

Florianópolis.

* Dia 14 de outubro:

- Brincadeiras, música e lanche especial no Pavilhão de Eventos de São Bonifácio.

Estas atividades foram intercaladas com outras, explorando o antes, o durante e o depois do passeio.

Objetivo Geral: Comemorar a Semana da Criança de forma

prazerosa e proveitosa.

Objetivos Específicos:

- Diferenciar as diversas

espécies de animais em estudo.

- Pesquisar sobre o habitat

natural desses animais.

- Localizar no mapa as cidades

a serem visitadas.

- Refletir sobre o destino

correto do lixo.

- Ser solidário com os colegas, compartilhando o que sabe.

-Participar das brincadeiras propostas com espírito de equipe.

Público Alvo: Alunos das Séries Iniciais do Ensino

Fundamental (87 crianças).

Metodologia: Observação de fotos, pesquisa na internet e em

livros, vídeo de um programa de TV, consulta em mapas,

visitas (Zoológico da SANTUR e Projeto TAMAR),

confraternização com lanche especial e brincadeiras,

desenho, trabalho com sucata, trabalho com modelagem, texto

final.

Mídias e Tecnologias Utilizadas: Laptop, internet,

programa de TV, mapas, data show, fotos impressas, máquina

fotográfica, aparelho de som,

CDs.

Etapas/Ações Realizadas:

01 - Assistimos a um vídeo exibido no Programa Mais Você, que diferencia jabuti, cágado e tartaruga.

02 - Pesquisa na internet, livros e revistas sobre esses animais.

03 - Construção de uma planilha sobre as diferenças entre os quelônios (jabuti, cágado e tartaruga).

04 - Desenho de cada um desses animais (jabuti, cágado e tartaruga) em seu ambiente natural.

05 - Observação de fotos dos animais do zoológico da SANTUR de 20 anos atrás (1990).

06 - Pesquisa na internet sobre os locais a serem visitados (Zoológico da SANTUR, Universidade e Projeto TAMAR).

07 - Identificação destes locais em Mapas.


08 - Pesquisa sobre as espécies de animais existentes no Zoológico da SANTUR.


09 - Fizemos uma conexão com o Projeto Copa do Mundo, onde trabalhamos sobre as Feras do Mundial (girafa, leão, elefante, zebra e rinoceronte).

10 - Rifa – Para ajudar com as despesas da viagem, foi feita uma rifa, que foi explorada (matemática).


A NOTA DE DINHEIRO CHAMOU A ATENÇÃO DOS ALUNOS POR TER DESENHADO NELA UMA TARTARUGA MARINHA

11 - Visita ao Zoológico da SANTUR, em Balneário Camboriú.



12 - Almoço na universidade Federal de Santa Catarina.


13 – Visita ao Projeto TAMAR, em Florianópolis. Também demos uma voltinha na praia.



14 - Brincadeiras, música e lanche especial no Pavilhão de Eventos de São Bonifácio.



15 - Confecção de um jabuti, cágado ou tartaruga (o aluno escolhia) com garrafa pet.


16 - Modelagem em argila do animal que mais gostou no passeio (os alunos que não foram autorizados pelos pais a ir ao passeio modelaram seu animal preferido).



17 - Confecção de um álbum com curiosidades sobre os animais estudados.

18 - Confecção de um folder sobre o destino correto do lixo (um dos objetivos do Projeto TAMAR).



19 - Observação das fotos batidas durante os eventos e outros materiais.


20 - Texto final para concluir o trabalho.



Referências Bibliográficas:

“Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.”

Lao-Tsé

2 comentários:

  1. Parabéns prof. Verena pelo teu trabalho e dedicaçao. Tenho certeza que nossos pequenos se divertiram aprendendo.

    ResponderExcluir